Signos. Representação de idéias através de elementos que remetem ao próprio referido de forma implícita.
Se mesmo esta minha tentativa de explicação precisa de explicação, acho que a melhor definição, vem de exemplos.
Por exemplo, um cão pode deixar de ser somente um animal quadrúpede e carregar consigo, algo muito mais profundo.
Um cão pode ser a representação de fidelidade ou amizade, mas indo mais além, também pode ser a figura que exemplifica a inocência de nos sentirmos perdido diante de uma nova situação, como aquele que na mudança, caiu do caminhão.
Tudo depende do contexto inserido e da mensagem que se quer passar, pois mora no fundo do que se pode enxergar.
Quer um outro exemplo de como é complexa e simples nossa relação com os signos e a semiótica ? Ok... a nossa relação !
Você representa meu porto seguro que poderia ser um cadeado fechado que só eu, espero sempre, ter o poder de abrir.
E pode combinar com tudo, até mesmo onde nem imagina estar, presente na minha vida, sempre e em todo lugar.
Se hoje como a batata frita com catchup, a lembrança que logo vem, é a de ter aprendido isso com alguém, não é ?
Quando entro no quartinho para pegar a bike, são dois os pensamentos naquele lugar. A magrela e o clima a esquentar.
Vendo aquele lugar triste, que vende coxinhas na estação do metrô, enxergo uma troca de alianças que prometi que vou.
Nossa mente é tão rápida e perfeita que a comunicação se faz através de associações em milésimos de segundos, através de palavras soltas no papel ou no ar, mas que faz todo o sentido quando, sem perceber, começamos a juntar. Quer ver ?
Começou na Consolação, amnésia, lindo, mala, atitude, lokaço, comeu a chapeuzinho, ontem, gengiva linda, Lobão.
Antes da última palavra já sabia do que se tratava e paralelamente a isso, cada uma delas tem seu significado próprio.
O mais perto, shows, Melissa, Amsterdã, brinquedos, cinema, Domingos, saída de emergência, nosso shopping, Boulevard.
Fica complexo falar de você linearmente e por isso, de forma diferente vou colocar algumas palavras que em três minutos me vêm na mente, sem ensaiar ou reescrever nada, para demonstrar como é profundo nossos significados e por isso já não dá mais para tirar você de mim. Leia e perceba que a cada conjunto de letras, sua mente te leva para algum lugar. Lá vai...
Namorada, pensamentos, irmãs, loira, olhos lindos, inocência, pureza, aperto na bochecha, viagens, Maceió, macia, quente, esquisito, choro, sorriso, vizinha, minha garota, amor, praia, cadeira, desenhos, palavras, óculos no cinema, cara pro inferno, carro, melhor companhia, melhor lugar, shows inesquecíveis, começo, sete de Maio, três anos, festa de folclore, primeiro beijo, faculdade, acabando, trabalhos, finais de semana, vendo todo dia, família, nome da minha gata, Meg, coisa linda, medo de altura, mudanças de casas, estágio, guerreira, músicas, alegria, superação, presente nos meus melhores momentos, passeios, momentos ruins, crises, copo d´água, madrugada, computador, cursos, superação, planos, indecisão, língua pra fora, tranquilo, almoço na minha casa, descanso, dormir junto, acordar cedo, aulas de violão, Disney, eu queria, fogazza, comida, festas, novidades, vida, unhas, nua e crua, pele, dentes, evolução, crescimento, história, sensível, talento, habilidade, tudo ! Você é tudo isso e muito mais, sem exagero e que para não cometer a loucura de escrever umas duzentas folhas sobre você, prefiro para e te mostrar que dentro de cada palavra ou expressão está uma infinidade de lembranças de nós que só aumenta aquela pressão que faz ainda mais parecer que às vezes a gente realmente deu um nó... na cabeça, no coração, na vida e estou adorando, amando, vivendo com você, passando tudo com você, contando, cada vez mais, tudo para você, por que você já sou eu, em tudo que faço que penso está uma fração sua, enraizada, embrenhada e sem nem mais poder achar a ponta de onde termina um e começa o outro... minha tatuagem no osso, minha coisa linda, minha garota, minha semiótica !
FF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário