SEMANAS

Segunda-feira :
Apesar da semana iniciar um dia antes, é na segunda-feira que ela começa pra valer.
Falo por mim, não pelos outros, mas vejo nos outros, o que eu também sinto.
Mais uma ou menos uma semana, depende de como vemos. Eu vejo que é uma outra semana que começa num ritmo que ninguém gosta. Sinto ainda na voz e no olhar de quem viveu o fim de semana, já pensando nas últimas horas do domingo, que a semana já estava mesmo começando. A verdade é que, fica clara no ar, a sensação de quem perdeu a liberdade, de quem vive numa condicional, vivendo a semana em uma gaiola junto com outros pássaros de mesma espécie e diferentes personalidades, sem um ânimo para começar, e que acaba começando mesmo sem ele, impulsionado pela esperança de um feriado de preferência prolongado. O que muitos não sabem, e para falar a verdade nem eu mesmo sei, é por que tudo passa tão rápido que nem notamos, ou onde vai dar essa estrada. Aí começo a pensar na frase que ouvi : “Existem pássaros que não nasceram para viver presos, pois suas penas brilham demais”.

Terça-feira :
O segundo dia passa rápido com um ritmo acelerado, onde é impossível ficar parado esperando as coisas acontecerem. Talvez seja para fazer você entrar no clima da semana e começar a se preocupar com as coisas que não paramos de pensar. Dá até para esquecer que o dia anterior foi lento, e hoje o raciocínio já dispara como se estivesse correndo a favor ou contra o tempo, já que mesmo sendo acelerado o relógio às vezes parece parado.
Um outro dia acontece nas ruas, outra manhã nasceu e quem a viu passar aproveitou e quem não viu a perdeu. Perdeu uma que não volta mais. Poderá ver a próxima mas nem adianta pensar, hoje ainda é o fim do início da semana que acabou de começar, na esperança de que os dias seguintes mudem nossas vidas, para nunca mais desses dias lembrar, onde teremos relógio, mas para as horas ninguém vai querer olhar.

Quarta-feira :
Se o oposto do bonito é o feio, o dia que chega, está entre o início e o fim. O meio.
O dia em que estamos mais acostumados com a rotina, o dia em que menos paramos para pensar em tudo que está sendo vivido. E se por acaso num flash, pensar no sentido da vida ou como tudo acontece sem parar, esses pensamentos duram pouco sufocados por outro que diz :
- Não vejo a hora desta semana acabar.
Dar continuidade a tudo que vem sendo feito, o último degrau da escada antes subida, esperando agora a tranqüila descida. Mas pelo menos agora noto a fisionomia de quem me olha um pouco diferente, antes desanimados pelo começo, agora armados até os dentes, como se eu visse todos acordando em suas manhãs, já acostumados com suas vidas, mas de forma acomodada sem fazer nada para tentar mudar a estória delas e de suas semanas que insistem continuar.

Quinta-feira :
Se estudos mostram que vivemos 70% de nosso tempo pensando no passado, 20% em nosso futuro e apenas 10% em nosso presente, em partes este dia comprova o estudo, mas não em tudo, já que no que mais pensamos é no dia que está se aproximando. Esse dia poderia ser comparado à véspera de uma grande data, onde telefones começam a tocar e avisar sobre acontecimentos que você estava esperando que fossem te chamar. Os mesmos telefones que recebem as ligações, vão buscar pessoas que estão na mesma sintonia, esperando ansiosamente o fim desse dia. Hoje aquele pássaro se torna um pouco mais alegre, jogando para mais longe aquela sensação de estar entregue, os olhos se abrem um pouco mais e já é possível ver que além daquilo que enxergamos, existe muito mais. Existe um momento guardado que demora a chegar, um momento que já demorou muito mais, como se fosse um detento esperando a liberdade chegar em companhia da paz.

Sexta-feira :
Ela chegou. Mas dentre as demais feiras ela é a que mais encanta, o clima, o ar, as pessoas, tudo muda quando ela chega, é comparada como um último esforço de um halterofilista para levantar todo o peso que o mesmo se dispôs a levantar, sabendo que depois dele, poderá largar tudo e descansar. As noites formam filas para serem escolhidas diante das muitas que a aguardam. O ideal seria que todas as semanas começassem e terminassem com ela, para poder dar mais vida para aqueles que só se animam quando ela se aproxima.
O pássaro enxerga muito mais que as grades de sua gaiola, que estão a sua frente.
Seu canto é bem mais espontâneo e pode ser ouvido de longe, extravasando toda sua raiva e destacando suas veias externas, diante dos olhos de quem vê.
Agora o que se pode esperar dos demais dias é que os mesmos demorem assim como demorou toda a semana.

FF

Nenhum comentário:

Postar um comentário